Colaboradora do Instituto de Engenharia Biomédica da UFSC é coautora de artigo publicado na NATURE – Human Behavior

Os cientistas devem justificar e relatar de forma transparente suas escolhas sobre os métodos analíticos, níveis de alfa (os famosos valores de “p”, usados para decidir se uma amostra é ou não significantemente diferente de outra) e outras decisões estatísticas, ao invés de reduzir estas decisões à tradição ou de modo arbitrário. Esta foi a mensagem central do artigo (Lakens et al., 2018) publicado na edição de fevereiro da influente revista Nature Human Behavior por um grupo internacional de autores do qual faz parte a Profa. Dra. Cilene Lino de Oliveira, colaboradora do Instituto de Engenharia Biomédica da UFSC (CTC-IEB-UFSC) e coordenadora do Laboratório de Neurobiologia Comportamental (Labnec-CFS-CCB-UFSC).

De acordo com o grupo de autores, no momento de escolher os valores de alfa em seus estudos, os cientistas deveriam levar em conta o conhecimento prévio na área, as implicações (clínicas, por exemplo) de seus achados, a relevância e os padrões em seu campo de pesquisa e os múltiplos indicadores de evidência, tanto a favor quanto contra a hipótese nula. Estas informações deveriam ser incluídas em seus artigos e levadas em consideração no momento de se escrever a discussão e as conclusões.

A preparação do artigo foi resultado de debates nas redes sociais entre cientistas de diferentes áreas do conhecimento que tinham em comum a discordância da proposta que a simples redução do valor padrão de alfa de 0,05 para 0,005 seria uma solução rápida e eficaz para os problemas de reprodutibilidade científica (Benjamin et al., 2017 doi:10.1038/s41562-017-0189-z). Com exceção do primeiro autor, que além de ter participado de todas as etapas da elaboração também foi o organizador do texto e da submissão, os demais 87 co-autores que participaram na discussão da proposta, análise de dados e da elaboração do texto, foram listados em ordem alfabéticana lista de autores. O debate entre os cientistas foi notícia na revista Nature (‘One-size-fits-all’ threshold for P valuesunderfire, doi: 10.1038/nature.2017.22625).

Justifyyour alpha. Daniel Lakens, Federico G. Adolfi, […]Rolf A. Zwaan.

NatureHumanBehaviour (2018) doi:10.1038/s41562-018-0311-x

Published online:26 February 2018 - https://www.nature.com/articles/s41562-018-311-x

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.