Equipe do IEB-UFSC participa do IX RedETSA

Encontro Regional de Diretrizes de Prática e IX Reunião da RedETSA: Integração de mecanismos de ATS e Diretrizes de Prática para informar e implementar a tomada de decisões rumo à Saúde Universal 14-16 de novembro de 2017, Panamá.

Durante os dias 14 a 16 de novembro, aconteceu o Encontro Regional de Diretrizes de Prática e IX Encontro da RedETSA: Integração de mecanismos de ATS e Diretrizes de Prática para informar e implementar a tomada de decisões rumo à Saúde Universal na Cidade do Panamá, onde participaram 52 pessoas de 16 países e 33 organizações diferentes. Pela primeira vez, os responsáveis pelas diretrizes de prática na Região das Américas e a Rede de Avaliação de Tecnologia de Saúde das Américas organizaram juntos uma reunião presencial com o objetivo de promover a integração dos mecanismos ATS e das Diretrizes de Prática para informar a tomada de decisões e monitorar sua aplicação para avançar em direção à Saúde Universal.

No primeiro dia da reunião, discutiram-se os temas relacionados à ATS e à RedETSA, como uma atualização das atividades do secretariado (OPAS) e dos membros, atualizando os Centros Colaboradores e definindo as prioridades para 2018. Também houve painéis e discussões sobre Dispositivos Médicos (metodologias de avaliação, dispositivos médicos prioritários, preços, gerenciamento) e sobre Avaliações Econômicas (transferibilidade, modelos, doenças de alto custo).

No segundo dia da reunião, foram discutidos os tópicos relacionados às Diretrizes Práticas. Os participantes apresentaram avanços e dificuldades na área; foi apresentado o “Manual para o fortalecimento de programas nacionais de guias informados por evidência: uma ferramenta de adaptação e implementação de diretrizes nas Américas”. Houve também discussão e trabalho em grupo sobre a adaptação de guias informados pela evidência na região.

No terceiro dia tratou-se da integração dos mecanismos ATS e das Diretrizes de Prática. Foi discutida a incorporação da perspectiva dos pacientes nos processos de ATS e das Diretrizes de Prática e uma metodologia para a elaboração de relatórios curtos e vários participantes apresentaram experiências de integração de mecanismos para apoiar a tomada de decisões de cobertura em seus países. . Finalmente, se discutiu em grupo as melhores maneiras de fortalecer a institucionalização e integração de mecanismos para apoiar decisões de cobertura, e foi acordado quais serão os próximos passos neste sentido

Fonte: RedETSA
link: http://redetsa.org/wp/?cat=15

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>