Professor do IEB-UFSC receberá prêmio nos Estados Unidos

Prof. Renato Garcia, idealizador da Engenharia Clínica em Santa Catarina e Brasil, será premiado nos Estados Unidos pelo American College of Clinical Engineering
O ACCE (American College of Clinical Engineering) define o ENGENHEIRO CLÍNICO como o profissional que aplica e desenvolve os conhecimentos de engenharia e práticas gerenciais às tecnologias de saúde, para proporcionar melhorias nos cuidados dispensados ao paciente.
Fundado em 1992, o ACCE, possui entre seus membros os maiores idealizadores e desenvolvedores da engenharia clínica no mundo, na década de 70. Embora já premiassem profissionais americanos que se destacaram na área, em 2007 o ACCE estabeleceu o

Prof. Renato Garcia Ojeda, Dr.

prêmio Antonio Hernandez International Clinical Engineering (Award) para profissionais que se destacam no âmbito internacional.
Neste ano, o prêmio ACCE2013 Antonio Hernandez International Clinical Engineering (Award) foi concedido ao docente e Coordenador do IEB-UFSC, Prof. Renato Garcia por sua efetiva atuação e desenvolvimento de metodologias e tecnologias avançadas em gestão de saúde no país, com a finalidade de melhorar a qualidade dos serviços em saúde. Ressalta-se que, este profissional é reconhecido por líderes de seus países ou organizações globais através de funções de liderança em atividades internacionais e nacionais na área da saúde. Além disto, esse prêmio é considerado entre os reconhecidos uns dos mais importantes para carreira profissional, visto que são avaliados e premiados dentre centenas de outros profissionais europeus e americanos.
A entrega acontecerá em meados de junho do referente ano nos Estados Unidos da América. Todo esse reconhecimento representa o cumprimento do seu papel de divulgador em engenharia biomédica e engenharia clínica que se tem praticado no Brasil, principalmente no Estado de Santa Catarina, e internacionalmente. Sua interação na SBEB, IFMBE, IEEE, Coral e o ACCE, assim como a participação e atuação intensiva em reuniões da OPAS/OMS, Ministério da Saúde e entre vários outros órgãos e vertentes, tem permitido que aprendesse com as experiências de especialistas internacionais, mas principalmente a divulgação do que vem sendo desenvolvido entre os líderes deste Instituto de referência em Engenharia Biomédica.
Parabéns Prof. Renato por mais esta conquista e pela dedicação no campo da pesquisa, ensino e extensão em engenharia clínica no Brasil, bem como a sua liderança em engenharia clínica e biomédica, regional e globalmente.
Conheça um pouco do histórico profissional do Prof. Renato Garcia
Prof. Renato Garcia, possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidad de Santiago de Chile (1981), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1986) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992). Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Coordenador Geral do Instituto de Engenharia Biomédica da UFSC (IEB-UFSC) e do Centro de Gestão e de Desenvolvimento de Tecnologia Médico-Hospitalar (Ceged-TMH) que são atuantes como Centro Colaborador da OPAS/OMS em Gestão de Tecnologia em Saúde. Além de Presidente do Coral (Consejo Regional en Ingenieria Biomédica para América Latina), Senior Member IEEE e Membro da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica (SBEB).
Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/9644718018010904

Confiram os outros ganhadores no site da ACCE: http://accenet.org/default.asp?page=news§ion=awards

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>