Criada em 1974, a área de Instrumentação Biomédica visa o desenvolvimento de sistemas (hardware e software) para auxiliar os profissionais da área médica no diagnóstico, na monitoração de pacientes e na investigação de patologias bem como assistir os pacientes durante o tratamento médico ou em procedimentos de reabilitação. Desenvolve ainda instrumentos para ajudar indivíduos com necessidades especiais e para avaliar o desempenho de equipamentos médico-assistenciais de acordo com as normas vigentes.

Essa área utiliza conhecimentos de fisiologia, eletrônica (analógica e/ou digital), programação em linguagem de alto nível (desenvolvimento de instrumentação virtual), processamento digital de sinais, entre outros.

A área de Instrumentação Médica possui 240 m2 de área construída. A estrutura possui osciloscópios, analisador lógico, geradores de função, fontes de alimentação, multímetros, placas de aquisição de dados, estações de solda, kits de desenvolvimento para FPGA, GPRS, DSP e microcontroladores (8051, PIC, ARM).

Linhas de Pesquisa • Desenvolvimento de dispositivos para avaliação de equipamentos médico-assistenciais: desfibrilador, bomba de infusão, ventilador pulmonar e outros;

• Desenvolvimento de sistemas de telemedicina para transmissão/recepção de sinais bioelétricos; • Desenvolvimento de sistemas de ultra-som Doppler (hardware e software) para investigação de parâmetros quantitativos na caracterização do fluxo vascular (hemodiálise, síncope neuromediada e outros); • Desenvolvimento de sistemas de instrução auxiliada por computador para treinamento interativo de utilização de equipamentos médico-assistenciais.

Coordenador

• Jefferson Luiz Brum Marques (Ph.D., Univ. of Sheffield, 1994) Contato: jmarques@ieb.ufsc.br CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7059066677001387
Projetos em Andamento

Investigação de Metodologia para a Estratificação Diagnóstica da Síncope Neurocardiogênica

Propõe desenvolver uma ferramenta específica e adequada para a investigação de técnicas que permitam o diagnóstico das diferentes modalidades de síncope neurocardiogênica, definidas no VASIS (Vasovagal Syncope International Study). A síncope constitui-se em um evento definido como perda súbita e transitória da consciência, ocasionando a perda do tônus muscular devido a uma hipo-perfusão cerebral global e transiente. Uma estratificação diagnóstica pode indicar a necessidade de diferentes terapias para os diferentes tipos de síncope, melhorando os resultados do tratamento e reduzindo assim os custos da investigação. O projeto compreende o desenvolvimento de sistema (hardware e software) adequado para a amostragem de sinais do paciente (eletrocardiograma, pressão arterial e fluxo sangüíneo) durante o tilt table test. Com utilização clínica inicial em 1986, o tilt table test provoca a síncope neurocardiogênica de forma assistida, representando um importante recurso para o diagnóstico médico.

PROQUALY - Família de Instrumentos para Avaliação da Qualidade de Equipamentos Médico-Assistenciais

Tem como objetivo o desenvolvimento de instrumentação para a realização de testes de funcionalidade de equipamentos médico-assistenciais que sejam adequados à realidade brasileira, incorporando as mais recentes inovações tecnológicas. Consiste no desenvolvimento de equipamentos para ensaio de funcionalidade de desfibriladores, cardioversores e ventiladores pulmonares, além de um simulador de sinais de eletrocardiografia. Os resultados dos ensaios serão incorporados a banco de dados para acompanhamento do histórico dos equipamentos.

Desenvolvimento de Metodologia para Diagnóstico da Funcionalidade de Secionadores de Alta Tensão

Objetiva a investigação de parâmetros obtidos a partir da análise das curvas da corrente do motor de acionamento de secionadores de alta tensão, para auxiliar a determinação de quando se deve efetuar a manutenção nestes secionadores, bem como, a identificação da origem de falhas. Atualmente, a manutenção das secionadoras é realizada em intervalos regulares e em muitos casos sem a necessidade de sua execução. Durante esta manutenção, além de se indisponibilizar o equipamento, pode ser que o procedimento acabe por gerar defeitos que o mesmo não possuía, além de representar gastos desnecessários.

Monitoração Remota de ECG em Tempo Real pela Internet

Software para sistema operacional Windows que permite ao especialista visualizar sete derivações do ECG do paciente, objetivando acompanhar remotamente a resposta do paciente à medicação ou correlacionar sintomas aos sinais de ECG. Consiste de software para microcomputador PC e dois módulos de hardware. Um módulo transportado pelo paciente realiza a aquisição de três derivações de ECG e as transmite por RF (Bluetooth) para o segundo módulo conectado à rede. O segundo módulo recebe os sinais de ECG do paciente e os encapsula para serem enviados via Internet para servidor da clínica de monitoramento.

Ultra-som Doppler de Ondas Contínuas com Geração de Sonograma do Fluxo Sangüíneo em Tempo Real

Sistema de ultra-som Doppler de ondas contínuas de baixo custo para análise de fluxo sangüíneo periférico. Abrange uma placa Doppler e software sendo executado em microcomputador IBM-PC sob sistema operacional Windows. A Placa Doppler é responsável pela geração, transmissão e demodulação de sinais de ultra-som Doppler. Os sinais demodulados são digitalizados e transmitidos a um microcomputador IBM-PC onde são processados em tempo real para exibição de sonograma e cálculo de índices relativos ao fluxo analisado. O sonograma apresenta as alterações do conteúdo de freqüência do fluxo sangüíneo ao longo do tempo para auxiliar o diagnóstico de doenças vasculares.

Desenvolvimento de Medidor Eletrônico de Energia em Baixa Tensão com Teleleitura via Tecnologia Bluetooth

Sistema é composto de três módulos: medidor eletrônico de energia, módulo de transmissão Bluetooth integrado e software para Notebook - contendo Bluetooth para recepção de dados. O cenário proposto é a leitura remota dos medidores por meio de microcomputador (Notebook ou Palm Top) em viatura da CELESC onde será realizada a impressão do boleto de pagamento. Medidores com Bluetooth possibilitam ainda o cenário onde os medidores comunicam entre si, compondo uma rede sem fio. Assim, as medidas de energia são obtidas por um dos medidores (concentrador) que contém módulo GPRS. O concentrador envia esses dados à central da CELESC, não havendo a necessidade de deslocamento até os pontos de medição.