Unir competências da Engenharia, Física, Química e Computação para aprimorar processos e resolver problemas presentes nas Ciências da Saúde. Com esse objetivo a Engenharia Biomédica atua para melhorar a qualidade de vida da população através de seus estudos e pesquisas científicas nas áreas de Bioengenharia, Engenharia Clínica, Informática em Saúde, Instrumentação Biomédica, entre outras.

A Engenharia Biomédica é estudada no mundo há pouco mais de meio século. No Brasil, as primeiras atividades datam de 1970 com a criação de cursos de pós-graduação. Em 1974, em Santa Catarina, um grupo de pesquisadores e professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) criava formalmente o Grupo de Pesquisas em Engenharia Biomédica (GPEB), com o objetivo de desenvolver tecnologia médico-hospitalar nacional para os profissionais de Saúde. Após 27 anos, o GPEB tornou-se o Instituto de Engenharia Biomédica da UFSC (IEB-UFSC), com caráter interdepartamental e multidisciplinar, congregando professores, engenheiros, médicos, enfermeiros, físicos, técnicos, bacharéis em Computação, administradores e estudantes de pós-graduação e graduação.

Com vários projetos na área, o IEB-UFSC é hoje reconhecido no país e na América Latina como uns dos principais pólos de desenvolvimento tecnológico aplicado à área da Saúde. O IEB-UFSC contribui anualmente para a formação de dezenas de pesquisadores e profissionais capacitados a atuar na melhoria dos Sistemas de Saúde do país. O Instituto atua também no desenvolvimento de protótipos de sistemas em hardware e software, com transferência de tecnologia para o setor produtivo nacional.

O IEB-UFSC possui quatro áreas prioritárias para pesquisa, ensino e extensão em Engenharia Biomédica: Informática em Saúde, Instrumentação Biomédica, Engenharia Clínica e Bioengenharia. O Instituto está formalmente ligado ao Departamento de Engenharia Elétrica do Centro Tecnológico (CTC) e tem interação com vários outros departamentos da UFSC e com o Hospital Universitário (HU-UFSC). Sua sede é um prédio de seis andares com mais de 2 mil m² de área instalada, inaugurado em 2005 no Campus da Trindade, em Florianópolis (SC). O IEB-UFSC conta ainda com uma área no terceiro andar do Centro Tecnológico, com sala de professores, de estudos e laboratórios de ensino.


Promover ensino, pesquisa e extensão na área de Engenharia Biomédica formando recursos humanos qualificados e aplicando o conhecimento gerado no desenvolvimento e gestão de tecnologia médico-hospitalar, propiciando benefícios aos estabelecimentos assistenciais de saúde e melhoria da qualidade de vida da população.


Ser Instituto de referência nacional e internacional no desenvolvimento e gestão de tecnologia médico-hospitalar, atuando como parceiro constante dos profissionais e entidades na busca das melhores soluções para área da saúde.