A área de Informática em Saúde foi criada junto com o Grupo de Pesquisas em Engenharia Biomédica (GPEB) em 1974. Em sua atuação, abrange os processos de Educação, Prática e Pesquisa na área da saúde e os seus desenvolvimentos, podendo manipular e processar dados, informação e conhecimento.

A Informática em Saúde estuda e desenvolve sistemas computacionais para apoio às atividades médicas, trabalhando com análise e processamento digital de sinais bioelétricos, processamento digital de imagens médicas, desenvolvimento de sistemas de monitoração, apoio ao diagnóstico e à decisão e sistemas de instrução inteligente auxiliada por computador.

A área de Informática em Saúde é formada pelo Laboratório de Informática em Saúde, pelo Laboratório de e-Saúde e pelo Laboratório Integrado de Software Livre. São cerca de 550 m2 disponíveis com estações de trabalho, microcomputadores, impressoras (laser, jato de tinta e multifuncionais), scanner, máquina fotográfica digital de alta resolução, máquina filmadora digital de alta resolução, PDAs, Palms, mesas digitalizadoras e gravadores de CD e DVD.

A estrutura também conta com um sistema de aquisição de sinais bioelétricos BioPac, além de equipamentos de desenvolvimento próprio para aquisição e registro de sinais bioelétricos e de Potenciais Evocados

Linhas de Pesquisa

• Estudo, desenvolvimento e avaliação de métodos de análise computadorizada de sinais bioelétricos (EEG e ECG); • Desenvolvimento de (e de metodologias para) Sistemas de Apoio à Decisão Médica; • Desenvolvimento de (e de metodologias para) Sistemas de Instrução Inteligente Auxiliada por Computador e Sistemas Tutoriais Inteligentes; • Pesquisa e desenvolvimento de técnicas avançadas de Processamento Digital de Sinais aplicadas a sinais e parâmetros biomédicos; • Pesquisa e Desenvolvimento de técnicas avançadas de Processamento digital de imagens médicas.

Coordenador

• Fernando Mendes de Azevedo (D.Sc., Facultes Universitaires Notre Dame de La Paix, 1993) Contato: azevedo@ieb.ufsc.br CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8290002440989959
Projetos em Andamento

Intellec Systems

Ferramenta computacional que utiliza técnicas de Inteligência Artificial para a geração automática de Sistemas Especialistas. Todo concebido e desenvolvido pela equipe do IEB/UFSC, o software possui duas versões: uma versão demo, disponível gratuitamente no site do Instituto, e uma versão completa, disponível mediante aquisição de licença.

DB Intellec

Ferramenta computacional que utiliza técnicas de Inteligência Artificial para a consulta de Sistemas Especialistas. Constitui um banco de dados que permite aos profissionais da saúde o cadastramento de clientes.

Sistema Heuristia - web

Sistema web para auxílio de diagnóstico na área de psiquiatria. Voltada para alunos de especialização em psiquiatria, a ferramenta educacional utiliza técnicas de raciocínio baseado em casos (RBC) para apoiar o aprendizado da semiologia e patologia psiquiátrica. O sistema permite o cadastro de novos casos e possibilita aos seus usuários consultar a base de casos, tendo como retorno os casos mais similares. Além disso, também disponibiliza um sistema de ajuda - o Heuristiahelp -, em que estão disponíveis informações sobre definições de termos, procedimentos e descrições das patologias. http://www.ieb.ufsc.br/heuristia

SADNT - Sistemas Especialistas de Apoio a Diagnósticos de Nódulos Tireóideos

Sistema computacional formado por um Sistema Especialista associado a um banco de dados, que usa regras de produção, fatores de certeza e raciocínio qualitativo para a representação computacional do conhecimento. Opera baseado na integração das informações referentes aos dados clínicos e aos exames complementares (e.g., laboratoriais, cintilografia, ultra-som e citopatologia), no sentido de auxiliar o médico no diagnóstico e classificação dos Nódulos de Tireóide.

HEPA Intellec

Sistema inteligente de auxílio ao diagnóstico de hepatites virais que possui como plataforma computacional o shell para sistemas especialistas fuzzy (SSEF), desenvolvido pelo IEB/UFSC. Utilizando técnicas de inteligência artificial, auxilia estudantes de medicina, pós-graduandos e médicos não especialistas em gastroenterologia no diagnóstico de hepatites virais, especificamente para os tipos A, B, C, D e E.

SADE

Software que permite a automatização da detecção de paroxismos em sinais de eletroencefalograma (EEG) para o auxilio ao diagnóstico de epilepsia. Processando até 32 canais de registros bipolares de longo termo, usa transformada wavelet para pré-processamento e técnicas de redes neurais artificiais para reconhecer atividade epiléptica e rejeitar atividade não-epiléptica. Em testes de avaliação o sistema obteve 70,9% de sensibilidade, 99,9% de especificidade e 0,13 de razão de falsos-positivos por minuto indicando sua usabilidade e baixa vulnerabilidade a influencias de artefatos.

SADCP - Sistemas Especialistas de Diagnósticos de Câncer de Próstata

Sistema Especialista distribuído na área urológica para o auxílio ao diagnóstico de câncer da próstata. Possibilita ao médico inserir dados clínicos e laboratoriais de pacientes e fornecer recursos para o acompanhamento clínico de cada paciente cadastrado. Também permite a utilização do sistema por vários médicos, de forma segura, simultânea e independente. O sistema mantém ainda a integridade dos dados de cada paciente, realiza predição de diagnóstico por meio do sistema especialista e centraliza o banco de dados clínico em uma única base de dados, onde a concentração de diversos casos clínicos e de constante atualização permite estudos científicos sobre o comportamento da doença e formas de maior eficiência para o seu tratamento.

Saúde Educação

Desenvolvido em parceria com a UFSC, Univali, Universidade Católica de Brasília e MediaSoft, a proposta desse trabalho é elaborar um portal de apoio à Saúde para treinar e dar apoio aos profissionais da área. http://www.saudeeducacao.ufsc.br