A Plataforma Didática de Engenharia Biomédica: "Sistema de Processamento de Sinais Biomédicos" ou "Plataforma SPSB" que um grupo de pós-graduandos do IEB desenvolveu e testou. A Plataforma SPSB foi desenvolvida para auxiliar os estudantes de Engenharia no desenvolvimento de habilidades desejáveis na área de Engenharia Biomédica. Estas habilidades vão desde reconhecer e compreender o funcionamento dos equipamentos eletromédicos, até desenvolver e contruir mecanismos de aquisição, filtragem, amplificação, digitalização e tratamento de sinais de relevância biomédica.

Para isso a Plataforma SPSB conta com uma rede de equipamentos e de softwares especialmente desenvolvidos, que são semelhantes aos utilizados nas clínicas para registro do eletroencefalograma e do eletrocardiograma, mas que os alunos podem "reconstruir" e mudar as características de funcionamento, e assim estudar o impacto destas mudanças no desempenho destes equipamentos. Com esta plataforma, podem adquirir, preparar e enviar à distância e sem fios sinais de eletrocardiograma e eletroencefalograma.

Parte da Plataforma SPSB

Estas aulas práticas são integradas com tutoriais teórico-práticos sobre cada um dos temas de Engenharia Biomédica especialmente desenvolvidos para as Engenharias, que agregam informações aos recursos de hardware e software. Estes tutoriais auxiliam os estudantes a se preparar para por a "mão-na-massa", e os alunos têm acesso a este material por meio do Portal Saúde+Educação, um site de acesso gratuito na internet desenolvido pelo IEB.