Laboratório de Avaliação Técnica do Instituto de Engenharia Biomédica (IEB-UFSC) realiza ensaios de radiodiagnóstico em unidades de saúde da capital

As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Norte e Sul e a Policlínica do Continente recebem visita mensal do LAT para avaliação técnica dos equipamentos de radiodiagnóstico e consultoria à equipe clínica

Com o objetivo de melhorar a qualidade no atendimento à saúde básica da população de Florianópolis, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS-FLN) ampliou a parceria com o IEB-UFSC para que o Laboratório de Avaliação Técnica (LAT-IEB-UFSC) realize, também, ensaios de radiodiagnóstico. O LAT realiza os ensaios conforme as determinações da portaria 453 (de Diretrizes Básicas de Proteção Radiológica em Radiodiagnóstico Médico e Odontológico), de junho de 1998, da Anvisa e, ainda, presta consultoria aos profissionais de radiodiagnósticos que trabalham nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Norte e Sul e na Policlínica Continente. Estas e outras ações fazem parte do modelo de Gestão em Tecnologia Médico-Hospitalar desenvolvida e aplicada pelo IEB-UFSC nestas instituições de saúde.

As avaliações técnicas e as orientações aos profissionais da saúde são desenvolvidas rotineiramente a estas unidades de saúde do município. Com a ampliação da parceria estas unidades de saúde “passam a atender as exigências da Visa/Anvisa, garantindo a qualidade no atendimento radiodiagnóstico oferecido à população, melhorando a satisfação do usuário quanto a funcionalidade do aparelho e na transferência do conhecimento e na utilização adequada da tecnologia” afirma o gerente de Tecnologia do IEB-UFSC, Renato Zaniboni. Para o IEB-UFSC e para o LAT a “importância do contrato com a SMS-FLN é o know how necessário para a equipe na área de ensaios em radiodiagnósticos” afirma o Gerente de Qualidade do LAT, Humberto Pereira da Silva.

Para a realização dos ensaios e consultoria, o LAT conta com uma equipe composta por um físico, bolsistas e outros colaboradores do IEB-UFSC habilitados à realizar os ensaios e repassar os conhecimentos necessários aos profissionais de saúde que operam os aparelhos de radiodiagnóstico. Além da parceria com a SMS-FLN, o LAT também realiza ensaios para clientes externos e avalia propostas de parcerias com outras instituições.

Sistema de Qualidade Laboratorial

O Sistema da Qualidade do LAT explicita o pleno funcionamento do Laboratório e documenta-o em linguagem simplificada, clara e completa com o intento de evitar ambigüidade do entendimento. O Manual da Qualidade em conjunto com os Procedimentos da Qualidade, Procedimentos de Ensaio e demais Documentos da Qualidade, incluindo os registros, compõem o sistema.

A gerência da qualidade e a gerência técnica são responsáveis por assegurarem a atualização dos documentos, garantindo o acesso de toda a equipe a esses o que viabiliza adequada implementação do sistema.

O Sistema assegura que os colaboradores envolvidos nas atividades de ensaio abrangidas pelo laboratório estão familiarizados com a documentação da qualidade e implementam as políticas e os procedimentos na realização de seus trabalhos.

Todos os colaboradores têm dever e responsabilidade de implementar, manter e sugerir melhorias, atuando de forma pró-ativa, envolvidos nas metas do LAT.

Assim, o sistema da qualidade busca de forma pactuada o gerenciamento coletivo da qualidade, assegurando a qualidade dos resultados dos ensaios e o atendimento às expectativas dos clientes.