Projeto UMAG-CHILE e IEB-UFSC estuda impacto da Tecnologia em Saúde no Chile

PROJETO CONJUNTO ENTRE UMAG-CHILE E IEB-UFSC ESTUDA O IMPACTO DA TECNOLOGIA NOS SERVIÇO DE SAÚDE NO CHILE

O IEB-UFSC tem buscado, ao longo destes 40 anos, atuar de forma sistemática em soluções Tecnológicas em Saúde no âmbito dos equipamentos médicos. E, como Centro Colaborador da OPAS/OMS em Gestão de Tecnologia em Saúde, estabelecer parcerias nacionais e internacionais para divulgação e disseminação do conhecimento de soluções tecnológicas em saúde.
Com um convênio de colaboração existente entre as instituições de educação superior, Universidad de Magallanes (UMAG-Chile) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – representada pelo Instituto de Engenharia Biomédica da UFSC (IEB-UFSC) – se encontra em desenvolvimento um projeto de investigação cujo objetivo é avaliar a qualidade do parque tecnológico da rede de saúde da região de Magallanes. E, posteriormente propor melhorias com base na implementação de um centro de referência em gestão de tecnologia em saúde.
Com apoio da Organização Pan-americana do Chile (OPS Chile), entre os dias 23 a 27 de setembro de 2019, a equipe do IEB-UFSC realizou demonstração de ensaios de desempenho, bem orientações de adequação ao uso de equipamentos médicos, nas principais unidades de saúde de Punta Arenas. Com instrumentos de medições, buscou verificar a funcionalidade dos equipamentos eletromédicos a fim de obter um diagnóstico da atual situação do parque tecnológico da região. E, durante o workshop, como encerramento da atividade, os participantes acadêmicos e profissionais do sistema de saúde de Magallanes, puderam conhecer os resultados obtidos e o potencial da região no desenvolvimento de um pólo de referência em inovação e gestão de tecnologia em saúde.
E assim, espera-se que esta parceria se estabeleça e proporcione melhorias de Gestão de Tecnologias nos Serviços de Saúde de Punta Arenas, Região de Magallanes – Chile.