Desenvolvimento de protocolos de técnicas de usabilidade para investigar problemas na utilização de tecnologias em saúde

O Instituto de Engenharia Biomédica da UFSC, Centro Colaborador OPAS/OMS em Gestão de Tecnologia em Saúde, durante o ano de 2021 está promovendo a participação de alunos de graduação e pós-graduação das áreas de Engenharia, medicina e odontologia em um Programa de Estágio Interdisciplinar. As atividades desenvolvidas visam aportar em melhorias na saúde, através do desenvolvimento de um ecossistema inovador e integrativo para implementar ações que melhorem efetivamente a saúde nacional e internacional.

Durante este período de estágio, uma das atividades desenvolvidas foram protocolos de técnicas de usabilidade para a investigação de problemas na utilização de tecnologias em saúde. Através da aplicação destes métodos com usuários de diferentes Equipamentos Médicos, foi possível compreender as principais dificuldades enfrentadas na interação humana com a tecnologia. Estas atividades estão sendo supervisionadas pelo CEGED-TMH (Centro de Gestão e Desenvolvimento de Tecnologias Médico-Hospitalares), composto por pesquisadores, técnicos e administrativos, estimulando o desenvolvimento da área de Engenharia de Fatores Humanos na Engenharia Clínica incorporadas na Gestão de Tecnologias em Saúde.

Os protocolos desenvolvidos para a aplicação de técnicas de usabilidade foram: análises observacionais para oxímetro de pulso e termômetros clínicos utilizados no contexto da atenção domiciliar, com o objetivo de identificar os problemas enfrentados no ambiente de uso da tecnologia; avaliação heurística e pesquisas com questionários para autoclave e cadeira odontológica utilizadas em ambientes da atenção primária; teste de usabilidade e questionário para ser conduzido com usuários de ventilador pulmonar e bomba de infusão no contexto da atenção hospitalar.

Algumas das técnicas foram implementadas com variados usuários para validar o protocolo desenvolvido. Os resultados parciais obtidos já demonstram diversos problemas enfrentados pelos usuários com as tecnologias, informações estas que serão utilizadas para desenvolver soluções tecnológicas mais assertivas e com qualidade. Muitos relataram ausência de treinamentos como um fator relevante para as falhas com as tecnologias, alertando também quanto a importância de estimular a inserção de conhecimentos tecnológicos durante a graduação dos cursos de saúde, visto que estes aprendizados muitas vezes não são explorados.

O programa de estágio interdisciplinar tem demonstrado a importância de integrar as diversas áreas do conhecimento para melhorar todo o contexto de saúde.