Programa de Estágio Interdisciplinar no Instituto de Engenharia Biomédica da UFSC: A importância da interação entre as áreas para a melhoria da saúde

O Instituto de Engenharia Biomédica da Universidade Federal de Santa Catarina (IEB-UFSC), Centro Colaborador OPAS/OMS em Gestão de Tecnologia em Saúde, durante o ano de 2021, adicionou em suas atividades o programa de Estágio Interdisciplinar com alunos e alunas de graduação e pós-graduação na UFSC dos cursos de medicina, odontologia e engenharias.

Com a finalidade de capacitar recursos humanos na Gestão de Tecnologias em saúde, e visando estimular a criação de um ecossistema inovador entre diferentes áreas de atuação,  a implantação do programa de estágio interdisciplinar visa aportar no desenvolvimento de um ambiente de estimulação de ideias para aprimorar as soluções existentes na saúde.

Em decorrência da pandemia, as atividades estão sendo desenvolvidas virtualmente, sob orientação de técnicos, apoio administrativo e pesquisadores do IEB-UFSC, sendo realizados treinamentos constantes e apresentações mensais com exposição dos resultados desenvolvidos.

Os treinamentos são desde apresentações e simulações com diversas tecnologias em saúde, tais como oxímetro de pulso, autoclave, cadeira odontológica, ventilador pulmonar, até áreas de gestão de tecnologias em saúde e Engenharia Clínica, como metrologia em saúde, tecnovigilância, dimensionamento e incorporação de tecnologias, Engenharia de Fatores Humanos, Avaliação de Tecnologias em Saúde, entre outros. Nestes treinamentos estão sendo abordados e discutidos sobre os impactos técnicos e clínicos no uso das tecnologias, trazendo as perspectivas tanto da área clínica quanto técnica. Desse modo, a interação entre diversas áreas está sendo essencial para mostrar a importância da integração para a melhoria no uso das tecnologias em saúde.

O programa visa integrar as áreas da saúde e de exatas para fomentar o trabalho em equipe e desenvolver atividades centradas na resolução de problemas dos usuários quanto à utilização segura e com qualidade das tecnologias em saúde. Este projeto está mostrando o quanto é essencial a aproximação de estudantes com tecnologias em saúde, já que estes serão os profissionais que futuramente farão o uso nos ambientes de saúde. “O estágio está sendo realmente muito interessante e com grande potencial para implementar conhecimentos para a vida profissional que não teriam sido ganhos sem essa oportunidade. Isso é fantástico! A visão por trás das consultas, equipamentos, escolhas, gestão, etc é muito interessante e útil”, relata um dos estagiários do programa.

Os trabalhos estão sendo realizados em equipes interdisciplinares, havendo constantes discussões e análises dos impactos do uso seguro e confiável das tecnologias em saúde, sendo portanto um ambiente propício para atender às necessidades dos usuários. “Olhar o ponto de vista de futuros outros profissionais em áreas diferentes da sua aumenta ainda mais a visão de mundo e como trabalhar em equipe, observando não só o seu pensamento mas os dos outros também”, relata um dos estagiários do programa.

O programa de estágio interdisciplinar está sendo inovador para a área de Gestão de Tecnologias em Saúde, sendo estimulado constantemente a troca de experiências e conhecimentos a fim de desenvolvermos atividades para a melhoria da qualidade de vida da população.

Como próximos passos,  este programa tem o objetivo de incluir mais áreas do conhecimento assim aumentar a interdisciplinaridade.

Interessados enviar email para: iengbio.ufsc@gmail.com