Dimensionamento e Incorporação de Tecnologias em Saúde é tema de treinamento no IEB-UFSC

Uma das áreas da Gestão de Tecnologias em Saúde para garantir que os recursos tecnológicos sejam incorporados adequadamente é o Dimensionamento e Incorporação de Tecnologias (DIT). Essa área possibilita garantir qualidade nos processos de aquisição de equipamentos que atendam às necessidades de um Estabelecimento Assistencial de Saúde (EAS), unindo com as análises das tecnologias disponíveis no mercado. A metodologia da DIT desenvolvida pelo IEB-UFSC, baseia-se em 6 principais etapas, sendo elas: Dimensionamento de Ambientes em Saúde, Dimensionamento de Tecnologias, Especificação Técnica, Análise Técnica em Pregão Presencial, Avaliação de Amostras, Recebimento de Equipamentos Médicos.

Visto que a área de Dimensionamento e Incorporação de Tecnologias em Saúde, possui extrema importância para integração dos usuários das tecnologias no levantamento da necessidade tecnológica nos ambientes de saúde, o IEB-UFSC realizou treinamentos e atividades com estudantes e pesquisadores de diferentes cursos, que compõe o programa de capacitação interdisciplinar da instituição. Durante estas atividades, foram conduzidas apresentações sobre realização de especificações técnicas de tecnologias, realizou-se simulações de editais e de pregões, a fim de apresentar a importância da temática nos ambientes de saúde para evitar incorporações inadequadas.

A área de Dimensionamento e Incorporação de Tecnologias em um Estabelecimento Assistencial de Saúde é fundamental para garantir que a tecnologia desejada pelo corpo clínico atenda às suas reais necessidades. A metodologia aplicada no IEB-UFSC contempla diversas áreas que são muito importantes para garantir uma completa análise de dimensionamento, desde o entendimento do ambiente na qual o equipamento será instalado até os recursos humanos necessários, infraestrutura, custos, estudo das tecnologias presentes no mercado, especificação técnica do produto, realização e acompanhamento do processo de licitação das compras em pregões, avaliação das amostras e finalizando com o recebimento da tecnologia no estabelecimento.

Durante o período das atividades desenvolvidas com os estudantes e pesquisadores, foi apresentada a teoria por trás da área de DIT no instituto como também foi realizada uma atividade prática de simulação de dimensionamento. Com isso, foi possível aplicar os conhecimentos de forma enriquecedora das etapas de dimensionamento visando contribuir para o aprendizado e integrando diversas áreas de atuação para aprofundar os conhecimentos para realizar incorporações de tecnologias de forma mais adequada, com melhores custo-benefício e segurança.

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.